Programa de TV debate a maquiagem nas propagandas que usam selo Sustentável

Caros amigos,

 

A Globo News passou em sua programação uma reportagem que fala um pouco sobre a maquiagem que diversas empresas estão fazendo para chamar atenção e induzir o público a acreditar que seus produtos são sustentáveis e ecologicamente corretos.

Uma ótima reportagem, diga-se de passagem! Esse tipo de procedimento chama-se “greenwashing”.

http://g1.globo.com/globo-news/cidades-e-solucoes/videos/t/programas/v/empresas-nao-podem-se-dizer-ecologicas-para-atrair-mais-consumidores-sem-provar/1846779/

Quem nunca se deparou com uma propaganda falando que o produto é sustentável e ecologicamente correto? O pior, é que algumas empresas inventam selos que induzem a algum tipo de certificação para tais adjetivos, contudo, não são selos oficiais e nem reconhecidos.

No Brasil passamos por esse problema! No caso dos polímeros biodegradáveis, ainda não existe uma sistema regulador que possa emitir um selo que comprove a biodegradabilidade destes materiais. As empresas brasileiras sérias, enviam suas amostras de polímeros biodegradáveis para laboratórios fora do País para poder receber uma selo de certificação internacional.

A ABICOM (Associação Brasileira de Polímeros Biodegradáveis e Compostáveis- http://www.abicom.com.br/)  está juntando esforços para conseguir que o Brasil tenha o seu próprio selo.

O problema que se encontra é que não temos laboratórios que possam atender a demanda. Além disso, o testes são bastante laboriosos e demorados (tempo entre 6 meses a um ano).

Espero que alguma entidade ou Universidade consiga montar um laboratório para tais especificações!

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